Blog COUROFINO

13
Out
2017

Pés bonitos e saudáveis: dicas de cuidados para os pés

Os nossos pés são uma das partes mais importantes do nosso corpo, pois servem como base para sustento. Geralmente, nossa atenção se volta somente para um sapato bonito e subestimamos a saúde dos nossos pés, que precisam de cuidados como qualquer parte do corpo.

Devido à rotina, não temos tempo suficiente para tomar tais cuidados como gostaríamos (ou deveriamos). Mas esses pequenos hábitos, ao serem adotados diariamente, trazem muitos benefícios à saúde dos pés, evitando rachaduras, unhas encravadas e até mesmo sangramentos.  Veja a seguir dicas simples de como cuidar bem deles:

Higiene:
Sempre lave bem os pés com água e sabão, especialmente entre unhas e dedos. Deve secar bem com ajuda de uma toalha para evitar fungos e outras bactérias que podem trazer micoses. Para evitar preocupações, use pó-pédicos, antissépticos ou desodorante para pés. As cutículas e unhas servem como proteção contra fungos e micróbios, por isso,evite cortá-las de formas muito rentes.

Relaxamento:
É comum se sentir cansada e com dores nos pés todos os dias após o trabalho, principalmente quando você trabalha o dia todo em pé ou em movimento. Caso use salto alto constantemente, invista em banhar os pés em água ou leite mornos, ou até mesmo usar óleo de amêndoas para um efeito calmante. Massagens em movimentos circulares aliviam a tensão, podendo até mesmo ser energizante.

Sapato:  
Antes de beleza, é preciso priorizar conforto. Dê preferência para sapatos de bicos abertos e saltos menores. Caso use tênis ou botas, utilize meias de algodão, pois elas absorvem a umidade e deixam os pés arejados. Após usar os sapatos por muito tempo, deixe ele secar por duas horas em um local arejado. Evite também usar o mesmo sapato por dias seguidos, pois a chance de proliferação de fungos podem ser maiores.

Saúde:
Caso sinta dores inexplicáveis ou incessáveis por dias, procure um podólogo para descobrir a raiz dos problemas ou algo mais sério. Você pode se consultar para tratar encravamentos, calos e rachaduras que possam comprometer seus pés. Caso esteja no verão, aplique protetor solar também nos pés para evitar rachaduras, bolhas e queimaduras.

Viu como cuidar os pés é importante? Ter pés saudáveis é tão importante quanto usar sapatos bonitos. Gostou das dicas? Siga-nos no Facebook, Instagram e no nosso blog para mais dicas e novidades.